Notícias

18/01/2017
Exploração de Áreia
Exploração de Áreia
 
EXPLORAÇÃO E COMÉRCIO DE ÁREIA

Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir.

O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio?
Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

De acordo com o Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM, a indústria extrativa mineral brasileira é bastante diversificada. Há pelo menos 55 minerais sendo explorados atualmente no Brasil, cada qual com uma dinâmica de mercado específica, singular. Dentre os minerais mais importantes, enquanto agregado para construção civil (os principais agregados para construção civil são areia, brita e cascalho), encontra-se a areia. Neste setor, o principal uso da areia é como agregado para concreto, argamassa, filtros, abrasivos, bases de pavimentos de concreto e asfalto, dentre outros.

A areia é conceituada na indústria como um bem mineral constituído predominantemente por quartzo de granulação fina e pode ser obtida a partir de depósitos de leitos de rios e planícies aluviais, rochas sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas.

De acordo com o tipo de depósito mineral, varia o processo de lavra, que pode ser por desmonte hidráulico, escarificação ou simplesmente por
dragagem. O beneficiamento da areia é baseado em classificação por peneiras, silos de decantação, e ou hidrociclonagem, que separam as frações granulométricas interessantes a cada setores de aplicação. É comum, também, a comercialização do material mais graúdo, separado nas primeiras peneiras estáticas, que são os cascalhos, pedregulhos ou pedriscos grossos. Utilizam-se subdivisões granulométricas para classificar a areia conforme a utilidade em areia grossa, média e fina.
Segundo a ABNT, quanto a granulometria, a areia pode ser classificada em:• fina >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> >0,15 a 0,6 mm • média >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 0,6 a 2,4 mm • grossa >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> 2,4 a 4,8 mm Nas minerações de areia que exploram o manto de alteração de rochas granitóides, geralmente a comercialização é feita sem classificações, e o material varia da fração grossa até a fina, dependendo da demanda do mercado.

Nas minerações com exploração feita em rochas sedimentares, a areia é comercializada nas frações grossa e média (conjuntamente), sem classificação, e a areia fina é produzida em pequena escala, apenas quando a demanda exige.

Quando não há saída deste material, a areia fina pode ser vendida misturada com a areia média e grossa, se não houver especificação do cliente, ou vai com os finos para as bacias de decantação, onde o material residual é depositado.

Nos portos de areia em leito de rio e cava submersa, praticamente todo o material extraído é comercializado, e os resíduos (predominantemente silicosos e de granulação menor que 0,074 mm) retornam ao local em lavra, para preenchimento da cava.

Atualmente, observa-se a entrada no mercado de um outro tipo de produção que é a de areia de britagem na qual um produtor de brita pode operar a úmido, com a lavagem do pó de pedra para a diminuição da fração fina.

Neste caso resulta uma areia com baixa quantidade de material pulverulento e é comercializada até a fração 4,8 mm. Este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso.

 

Se quiser continuar lendo o artigo acesse aqui

 

Aproveite e conheça algumas das nossas oportunidades em termo de áreas para Jazidas. Áreas de Ouro, Nióbio, Tartalita, Casseterita. Acesse aqui


DESAPEGUIX - seu classificado grátis - venda de tudo, anuncie www.desapeguix.com.br
INVESTIDORES BRASIL - seu portal de informações sobre investimentos, conheça mais – www.investidoresbrasil.com.br
BRASIL EMPREENDIMENTOS - especialistas em Lançamentos de Empreendimentos, conheça mais – www.brasilempreendimentos.com.br
SOLUÇÕES EM PARCERIAS - as melhores empresas juntas pelos melhores preços, conheça mais – www.solucoesemparcerias.com.br
 
Outras Notícias
29
08
Número de novos imóveis cresce 24,7%, e o de lançamentos, até 72%
[+] saiba mais
03
10
Perguntas Frequentes para se ter um imóvel em Orlando Florida
[+] saiba mais
14
08
Novidades da HC Empreendimentos
[+] saiba mais
11
08
Simples Nacional deve estimular formalização de corretores de imóveis
[+] saiba mais
29
05
A HC TRADER é mais uma empresa do GRUPO HC INVESTIMENTOS
[+] saiba mais
24
07
Brasil quer acabar com direitos dos compradores de imóveis na planta
[+] saiba mais
31
07
Fraude no Mercado Imobiliário e os principais cuidados a serem tomados
[+] saiba mais
24
07
Documentos nas transações imobiliárias
[+] saiba mais
24
07
ZELADOR NÃO É CORRETOR DE IMÓVEIS
[+] saiba mais
31
07
Projeto de lei pretende agilizar negociações de imóveis usados
[+] saiba mais
 
Voltar

imgAQUI VOCÊ É VIP!!! EXPLIQUE COMO PODEMOS LHE AJUDARimg

img
img

contato@hcempreendimentos.com.br
12 38784294 escritório
11 98298-7202 tim  (whatsapp e hangouts)


Matriz São José dos Campos
Avenida Cassiano Ricardo, 601 - cj. 61 e 63 | Jd. Aquarius | SP Edifício The One - Cep: 12246-870
Creci 140522
 
Unidade São Paulo Capital
Av. Paulista, 726, São Paulo – SP Cep: 01310-910

Unidade Rio de Janeiro
Av. Rio Branco, 26 , Centro
 
SOMOS DO GRUPO HC INVESTIMENTOS

Também estamos em outras cidades e estados entre em contato conosco

 

www.hcempreendimentos.com.br © 2018. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias